Acre
Acima da cota de inundação, rio Acre tende a baixar nas próximas horas
Compartilhe:
Rio atingiu a cota de 14,08 às 13h desta quinta-feira
Às 13h de quinta-feira (25), foi observada a cota de 14,08m no rio Acre em Rio Branco, mantendo o nível do rio elevado acima da cota de inundação de 14,0 m. Segundo o boletim, divulgado pelo Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Acre, o rio tende a iniciar descenso ao longo das próximas horas. O rio Acre sofreu processo de transbordamento na tarde de ontem, conforme previsão divulgada na terça-feira pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). Acesse o boletim completo, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) no link: cprm.gov.br/sace/acre/ultimo_ boletim.php
As informações de monitoramento e previsão são enviadas às autoridades de Defesa Civil. O rio Acre atingiu inundação extrema em fevereiro deste ano, chegando a atingir mais de 84 mil pessoas. A preocupação neste ano é agravada devido à pandemia da Covid-19, que pode se tornar um agravante caso moradores que vivem próximo ao rio sejam atingidos e precisem ser abrigados. De acordo com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres (CENAD), o desastre de inundação é o que afeta o maior número de pessoas no Brasil.
Os dados aqui apresentados compõem o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre, que pode ser acessado em cprm.gov.br/sace/acre. Os Sistemas de Alerta Hidrológico implantados e operados pela CPRM têm o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), por meio de aporte de recurso para operação das estações que compõem os Sistemas, as quais fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional.
Janis Morais
Bettina Gehm
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil – CPRM
Bettina Gehm
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil – CPRM